Já usou a expressão:“matando o tempo”? Fiquei pensando nessa possibilidade. Se o tempo é eterno, como é possível mata-lo? O mesmo vale para a expressão: “perdendo tempo”. Como algo que não ocupa espaço físico pode perder- se? Como algo invisível pode estar perdido? Eis duas questões para pensar.
Geralmente dizemos que estamos “matando tempo” naqueles momentos de relax, de distração e divertimento, não necessariamente em forma de desperdício. É como se tivéssemos um tempo extra e, por luxo, podemos fazer algo fora da agenda. Não sei se essa seria a melhor expressão para algo tão importante. Faz parte da vida esse processo de descansar ou relaxar. Até Jesus convidou seus discípulos: “Venham! Vamos parar e descansar um pouco” (Marcos 6:30). Se o tempo é eterno, ele não morre. Isso quer dizer que não é possível “matar o tempo” pois isso é perde-lo.
E como perder o que não é físico? Eis a questão.
Quando desperdiçamos o tempo com futilidades ou uma vida sem propósito, saiba que literalmente o perdemos. Ele não volta. É impossível recomeçar o relógio. Chegar ao final do dia e dizer: “posso começar de novo?” Muita gente, no cinema, tentou reproduzir o que chamam de Time Loop. Dizem que o cientista alemão Kusheo Lien, em 1964, conseguiu reproduzir esse fenômeno. Seria o ato de voltar no tempo e reviver uma situação. Isso é usado em ficção científica e reflete essa ânsia humana de querer consertar as coisas.
Mas não tem volta. Nesse caso, parece ser verdadeira a expressão: “matei o tempo”. O que é eterno foi sacrificado com bobagem e quem perdeu-se foi o ser humano que, por viver uma inutilidade, pode-se dizer “não existe mais”. Isso é muito assustador. Quem “perde tempo na vida” na verdade está deixando de existir. Qual a lógica? Ora, se o tempo é eterno e eu sou mortal, quando desperdiço tempo quem morre sou eu!
Irônico é lembrar que um dia, o Eterno e Autor da vida, esteve em uma cruz. Apenas por um tempo. Mas o suficiente para mostrar que, a vida inútil de um pobre pecador, levou Pedro a exclamar : “vocês mataram o Autor da Vida”. E isso para nos dar vida eterna devolvendo sentido à nossa existência.
Senhor, que eu não perca tempo com uma vida sem sentido. Que mesmo meu descanso e momentos de lazer tenham propósito. Foi Teu Filho quem me devolveu a chance de reviver e consertar o que estraguei. Ensina- me a existir usando meu tempo sabiamente.
* Texto Extraído de "CLEAN: UMA JORNADA EM BUSCA DO AMOR,TEMPO E ETERNIDADE", disponível em Amazon.com
Denison Cavalcante
Somente alguém tentando ver a vida com as lentes do Mestre. Amo a vida, os livros e minha família.