Sonhos

 “Senhor, peço-te que me mostres a Tua glória” (Ex 33:18).

Sonhos - Devocional - Coletivo Cafarnaum - Marcilio Egidio

Em torno do encantamento da realização de uma festa de aniversário, quando somos menores, estão, não apenas a possibilidade de juntar os amigos e reunir a família ao redor de uma mesa cheia de comida gostosa, refrigerantes e salgadinhos, que serão servidos junto com um bolo bem bacana que foi posto ali, inclusive para atrair a presença desse pessoal que tanto amamos e queremos bem. Parte desse encantamento se dá pela expectativa do momento em que, de olhos fechados, antes de soprar as velas, podemos fazer um pedido especial.

Quando eu era menor, me disseram que não podia contar pra ninguém o pedido feito sob o risco dele nunca se tornar uma realidade, e por essa razão, a cada aniversário (quando havia festa, bolo e velas) um novo pedido super secreto era feito e guardado no coração. Claro que entre um aniversário e outro a gente sempre dava um jeito do fazer os adultos saberem uma parte do teor daquele último pedido, oferecendo algumas pistas importantes – guardando, claro, os detalhes para não oferecer nenhum risco à realização do mesmo. Fato é que, fazer lista de sonhos e desejos não é coisa apenas de criança. Passamos a vida inteira imaginando uma porção de coisas que gostaríamos de ver realizadas, beneficiando não somente nós mesmos, mas também amigos e familiares.

Há na bíblia uma lista de heróis que apresentaram ao Criador seus pedidos e sua lista de sonhos especiais. Moisés, por exemplo, numa conversa franca que teve com Deus, certa vez disse: “Senhor, peço-te que me mostres a Tua glória” (Ex 33:18). Fico imaginando o nível de cumplicidade alcançado por alguém que decide fazer um pedido como esse ao próprio Deus. É possível que seu pedido não tenha sido uma mera manifestação movida por interesses puramente particulares, pois Moisés buscava, todo o tempo, convencer o povo de Israel da importância de ouvir o que Deus falava por seu intermédio, mas isso não coloca de lado a relevância de seu pedido.

Enquanto conversava com os discípulos, num papo que tinha lá certo tom de despedida, o Mestre ouviu um deles, Filipe especificamente, dizendo: “Senhor, mostre-nos o Pai, e isso nos basta! (Jo 14:8) A expressão “e isso nos basta” pode demonstrar que o pedido não era exclusivamente seu, e que talvez estivesse representando mais alguém, senão todos ali. Considerar esta possibilidade também não diminui o valor do sonho declarado – “Mostra-nos o Pai!”

E você, tem contigo uma lista de pedidos especiais?  Parou um tempinho, hoje, para rever os sonhos que gostaria de ver realizados? Dentre eles, há algum, diante do qual você abriria mão de todos os outros, dada a relevância do sonho ou o nível de satisfação imaginado só de pensar em vê-lo realizado? Será que este sonho, especificamente, depende de um milagre para se tornar real?

Eu trago comigo os meus sonhos. Muitos têm que ver com minha família, outros com amigos. Há aqueles ligados aos aspectos que giram em torno do meu trabalho, da minha carreira profissional. Tenho sonhos específicos para meus filhos e tenho sonhos ligados à comunidade escolar que atendo como pastor. Tenho sonhos para minha Igreja e tenho sonhos ligados à minha fé. Tenho expectativas enormes sobre mim mesmo que estão ligados à minha comunhão e meu relacionamento com Deus, e sei que muitos, senão a maioria, só se tornarão reais pela intervenção divina…

Mas há um, em especial, que me faria abrir mão de todos os outros, se necessário. Quando ouço meus amigos cantando da possibilidade de viver esse momento ímpar, de viver essa tão aguardada realidade, sinto-me abençoado e privilegiado. Melhor ainda é pensar que esse sonho não precisa ser só meu. Aliás, se for também o seu sonho, nosso nível de satisfação será ainda maior, quando ele se tornar real.

Pense nisso! Avalie sua lista de prioridades e seus sonhos. Pense na possibilidade de saber que Deus, em pessoa, estará encarregado de atender o teu pedido. Avalie a felicidade envolvida no momento em que aquilo que mais queríamos, se tornar real na presença dEle mesmo, ou se a realidade que buscamos for estar diante dEle…

“Senhor, tudo o que mais quero é te ver. Ver a Tua glória e poder…!”

Deixe aqui o seu comentário:

Compartilhe este conteúdo na rede:

Marcilio Egidio

Esposo, pai e pastor – nessa ordem. Eterno aprendiz da arte de servir. Alguém que decidiu colecionar os melhores amigos que a vida pode oferecer.