RESPONDIDO

por Marcilio Egidio

O Senhor te responda no dia da tribulação; o nome do Deus de Jacó te eleve em segurança.  

 Salmo 20:1

Foto de Jack Sharp na Unsplash

Imagino que você já tenha enfrentado, ou esteja enfrentando, tempos difíceis. Dias tão intensos e adversos que nos fazem ter a sensação de que as 24 horas normais de um dia se tornaram 48 ou mesmo 72. Momentos em que cada minuto se arrasta no tempo como se fosse uma eternidade. Situações bem específicas e angustiantes em que o que mais precisamos são respostas confortantes para perguntas desesperadas e soluções imediatas para problemas aparentemente sem fim.

Como já era de se esperar, o autor do Salmo 20 também não foi poupado de inúmeras circunstâncias desfavoráveis e eventuais adversidades. Como qualquer outro ser humano nascido sobre a terra, Davi teve seus momentos de muita alegria e glória, mas também sofreu, por vezes, de agonia, angústia e instabilidade. Ainda que tenha experimentado grandes vitórias, sofreu sob o desafio de administrar a frustração, a tragédia e a tribulação.

No entanto, diante do percebemos ao ler o Salmo 20, mais um dos Salmo creditados ao rei pastor, fica evidente o benefício destas circunstâncias contrárias e desfavoráveis na construção do relacionamento entre o autor e seu Senhor. Vemos que Davi passou a compreender de maneira pessoal que, apesar dos infortúnios, ainda se mantinha como alvo da misericórdia de Deus a tal ponto de saber que seria respondido tão logo o Senhor entendesse ser oportuno. Aprendeu, com suas  experiências, que não havia tribulação alguma que pudesse impedir o Eterno de ouví-lo e que, em Sua infinita graça, Deus sempre estaria interessado em responde-lo. 

Hoje sabemos que os dias de Jesus sobre a terra também foram dias de grande tribulação. Conforme previsto pelo profeta, centenas de anos antes,  Ele nasceu para ser “homem de dores” e que sabia “o que é padecer”.  Sua decisão de declarar o amor do Pai à humanidade a qualquer custo o levou a verter sangue misturado ao próprio suor e sofrer a morte mais cruel e vergonhosa de todos os tempos. Se pensarmos em uma vida desafiadora, nenhuma outra poderá ser comparada àquela que se destinou a ser entregue em favor de muitos.

Certo é, no entanto, que especialmente nesses momentos de provação, os ouvidos do Senhor estão atentos às nossas orações e Seu coração disposto a nos responder e acudir. Ainda que o Salo 20 esteja, em algumas bíblias, sob o título “Oração em favor do rei”, e tenha sido cantado muitas vezes quando o monarca tomava sua espada para sair à guerra, a certeza do Salmista é válida para cada um dos nossos dias de batalhas ainda hoje. É perfeitamente possível enfrentarmos nossos infortúnios com a certeza de que Deus vai nos responder “o clamor em tempos de sofrimento”, que o Eterno virá em “nosso socorro quando acontecer o desastre” e que o Senhor “responderá no dia da tribulação”.

Deixe aqui o seu comentário:

Compartilhe este conteúdo na rede:

Marcilio Egidio

Esposo, pai e pastor – nessa ordem. Eterno aprendiz da arte de servir. Alguém que decidiu colecionar os melhores amigos que a vida pode oferecer.