Quando eu choro

Quando Eu Choro - Devocional - Coletivo Cafarnaum - Marcilio Egidio

Dia desses estive pensando no significado da palavra compaixão. O dicionário vai indicar que compaixão está ligado a um sentimento piedoso de simpatia para com a tragédia pessoal de outra pessoa, acompanhado do desejo de fazer algo para ajudar. Também se refere a essa palavra como sendo a participação espiritual na infelicidade alheia que suscita um impulso altruísta de ternura para com o sofredor. Logo, ter compaixão é compadecer-se, padecer junto, é poder dividir o sentimento ou a sensação.

O mais interessante nisso tudo é que não podemos ir além de uma aproximação, pois não será possível, nunca, poder dizer que sabemos exatamente o que o outro está sentindo, ainda que tenhamos compaixão. Esta frase só poderia ser dita honestamente se tivéssemos condições deviver a mesma experiência, sob as mesmas circunstâncias e envolvidos no mesmo contexto que a pessoa que está sofrendo. Mas não há a menor possibilidade de ocorrer essa combinação perfeita de resultados porque cada ser humano é único, exclusivo em suas percepções e visão de mundo.

Mas ao ler a Bíblia, me dou conta de que há alguém, no Universo, que é o único capaz de dizer honestamente: “Eu sei o que você está sentindo!”; e Ele realmente sabe. Aliás, quando esteve aqui nesse mundo, Jesus Cristo, Deus conosco, atribuiu o verdadeiro significado da expressão compadecer-se, ao revelar que sua missão, entre outras coisas, tinha a finalidade de convencer-nos a permitir que Ele, Emanuel, levasse sobre si as nossas dores, ansiedades e aflições.

Pensando nisso, e diante do quadro que temos de enfrentar todos os dias nesse mundo terrível, cheio de notícias ruins o tempo todo, e que muitas vezes nos surpreende com informações que alteram não só nosso estado de humor mas que conspiram também contra nossa paz e felicidade, dias em que somos tentados a encarar as notícias apenas pelo aspecto estatístico, do número de infectados, de mortos, contaminados, curados, de altas, do percentual de ocupação nos leitos de UTIs dos hospitais, nos esquecemos,  muitas vezes, que essas pessoas envolvidas nessas estatísticas, num grau maior ou menor, no meio desse pesadelo, têm nomes…

Cada um desses anunciados em números tinha sonhos, planos, projetos, necessidades específicas, mas também tinha, em torno de si, uma porção de gente que o(a) amava e sentirá a sua falta. São milhares de famílias, no Brasil e no mundo, que estão nesse instante com o coração apertado porque perderam alguém muito especial. E se essa dor, de alguma forma nos atinge (pelo menos deveria, porque são nossos irmãos), certamente nos afeta num grau muito menor do que a família envolvida. No entanto, tenho certeza de que a mesma dor que faz apertar o coração dos familiares e amigos, talvez numa intensidade ainda maior, atinge o coração do Pai… 

Há no céu um Deus que envolveu-se com os problemas da humanidade e Ele sim pode dizer Eu sei o que você está sentindo. Ele pode honestamente dizer que quando eu choro, Ele chora, quando eu sonho, Ele sonha, e quando eu planejo, Ele estabelece planos ainda maiores para a minha vida.

Enquanto estivermos por aqui, sempre haverá momentos em que nos sentiremos só, com a sensação de que ninguém será capaz de entender o que estamos passando. Se for esse o seu caso agora, lembre-se, há no céu um Deus que pode honestamente olhar para o seu momento agora e dizer: _ Filho(a), calma! Você não está sozinho(a), porque eu sei o que você está sentindo!

Tenho a impressão de que esta verdade pode, de alguma forma, aliviar a dor do teu coração e trazer um pouquinho mais de paz para o seu dia. 

Deixe aqui o seu comentário:

Compartilhe este conteúdo na rede:

Marcilio Egidio

Esposo, pai e pastor – nessa ordem. Eterno aprendiz da arte de servir. Alguém que decidiu colecionar os melhores amigos que a vida pode oferecer.