Se você procurar por uma definição de amor, perceberá que a maioria dos dicionários apresentam de cara a expressão: afeição ou sentimento por alguém. E isso é verdade. Como se o coração sentisse vontade de ter a pessoa ou mesmo um objeto sempre por perto. A sensação de estar perdendo ou a pessoa se afastando causa um mal estar inquietante.

A verdade é que não conseguimos fugir do que o amor é capaz de fazer. Analisando as palavras pude entender um pouco o que acontece com a gente por dentro quando estamos aprendendo a amar. Afeto lembra muito o verbo afetar. Embora a primeira palavra refira-se ao ato de afeiçoar, gosto do trocadilho afetar. De certa forma é exatamente isso que aconteceu. Uma ação afetou um coração. Isso é amor: afetar o outro com uma ação ímpar capaz de provocar as emoções de tal forma, que a mente não consiga esquecer. Resultado? Amor!

Pensar no fato de que, tudo o que eu faço afeta alguém, me leva a pensar em minhas ações. Deus nos criou com uma vontade inerente de relacionar-se, trocar experiências e afetar outra pessoa. E como sei que fui afetado por alguém?

Pelo que chamamos de “sentimento”. Esta expressão está ligada ao ato de sentir alguma coisa. Isso me levou a raciocinar o seguinte: Se sinto algo pelo que o outro fez, seja bom ou ruim, quer dizer que eu amo essa pessoa. Isso vale até mesmo para os piores sentimentos humanos. Só é possível sentir algo que antes nos tenha modificado ou afetado. “Quer dizer que se estou magoado é porquê amo aquela pessoa”? Creio que sim.

Mágoa é uma resposta que dou pelo que sinto. Só se ofende quem ama ou espera por alguma coisa. Penso nas palavras de Paulo, falando sobre o verdadeiro amor que deveria existir em cada Cristão:

“As escrituras recomendam que, se você vir seu inimigo com fome, ofereça-lhe um bom almoço…Sua bondade irá surpreendê-lo. Não permita que o mal vença em sua vida, mas vença o mal com a prática do bem”.

O dia está começando. O sol irá tocar sua pele dizendo que Deus está afetando sua vida. Provocando os sentimentos certos para que você retribua a cada pessoa que cruze seu caminho. Abra a janela do coração para o toque do Céu. Isso afeta o resto do dia e faz você sentir um gosto do Céu.

* Texto Extraído de "CLEAN: UMA JORNADA EM BUSCA DO AMOR,TEMPO E ETERNIDADE", disponível em Amazon.com

QUEM ESCREVE:

Denison Cavalcante

Somente alguém tentando ver a vida com as lentes do Mestre. Amo a vida, os livros e minha família.