Sei que uma vida está valendo a pena ser vivida se há desejo de revive-la. Creio que o ser humano passou a desejar cronometrar a existência mais por causa dos bons momentos vividos do que o desespero em descobrir quanto tempo lhe resta. Foram os bons momentos que produziram o desejo de que o tempo parasse e não as noites infindáveis com lágrimas a escorrer. Saudade é a prova de que valeu a pena viver algum momento. E esse desejo intenso de reviver tal circunstância chamamos de nostalgia. Afinal, ela é boa ou ruim? Depende do que é tempo para você.

Gosto de pensar no tempo não como os segundos e minutos determinados pelo tic-tac do relógio. Este é apenas um instrumento para nos avisar da existência do tempo e não para nos dar ou tira-lo. O que dá significado ao próprio tempo sãos os momentos vividos. Querer voltar no tempo é um desejo que vem de duas motivações: algo deu errado ou deu muito certo. Desejo retornar porque gostaria de consertar ou anseio que o tempo parasse naquele instante de prazer provocado pela companhia ou sorriso de alguém. Saudade, então, só é possível sentir de coisas boas. É um anúncio de que algo valeu a pena ser vivido.

É doentio, justamente por não termos controle ou domínio do tempo, o esquecer-se do presente para viver de memórias. Por melhor que tenha m sido determinados instantes em sua vida, deixar de viver o presente é capaz de destrui-lo por dentro. Sei que esse desejo de voltar pode ser motivado por maus momentos no presente. Por uma insatisfação do atual. “Naquele tempo era melhor!” Ou ainda: “bons tempos eram aqueles, agora…” e segue-se uma chuva de reclamações e descontentamentos. Cruel prisão temporal que mais impede de reviver a vida que relembrar com saudade diante um velho álbum de fotografias. Mas essa saudade pode ser um combustível para consertar o presente. “Leva-nos de volta para Ti, Senhor! Estamos prontos para voltar. Dá-nos um novo início” (Lam. 5:22), assim orou Jeremias no exílio. Distante de casa. Nostálgico de um tempo vivido com prazer, quando desfrutava da vida. Se deixamos de desfrutar o presente, não temos nada para relembrar no futuro. Afinal, nostalgia é bom ou ruim? Se dói e paralisa, você está dominado pelo seu lado escuro. Se motiva a viver novamente um bom o momento ou lhe dá desejo de consertar o presente, é algo bom.

Senhor, ensina-me a aproveitar o tempo ao Teu lado, para que sempre almeje voltar a Ti.

* Texto Extraído de "CLEAN: UMA JORNADA EM BUSCA DO AMOR,TEMPO E ETERNIDADE", disponível em Amazon.com

QUEM ESCREVE:

Denison Cavalcante

Somente alguém tentando ver a vida com as lentes do Mestre. Amo a vida, os livros e minha família.