Da ideia de testamento (deixar dinheiro ou bens materiais a alguém), passando pelo comissionado mensageiro Papal e os conceitos da moda espiritual até sua origem no comando do Exército Romano, a palavra LEGADO têm assumido diversos significados. Deixar a mente CLEAN quanto a este assunto é mais complexo que imaginei. Como não cair na armadilha sentimentalista dos atuais conceitos do mundo dos negócios ou dos “propósitos da vida” em deixar um legado ao mundo? O que o tempo e o amor podem contribuir para uma definição inovadora?
Anos atrás, talvez alguns ainda se lembrem, uma propaganda de TV mostrava um jovem esbelto em cima de um cavalo, com chapéu de cowboy, em cenas deslumbrantes ao pôr de sol. Seu propósito: convencer homens a serem mais homens se usarem um pequeno canudo branco com um monte de porcaria dentro, e colocarem na boca ateando fogo, produzindo fumaça a ser inalada e expelida, repetidamente até que, por uma dessas desgraças do tempo, você parasse numa cama de hospital com câncer no pulmão.
Um jeito meio trágico de descrever “legado”, mas é isso. Recebo de presente a vida e, por meio de uma sucessão de escolhas, não apenas a destruo mas ensino e influencio o mundo todo a destruir sua vida também. O que leva um legado ser usado para o bem? O amor, é claro! Amor a si mesmo, ao próximo e a Deus. Isso define o uso do tempo.
Legado passou a fazer maior sentido para mim quando entendi a diferença de herança. Quando alguém morre sem deixar um testamento ou especificações de para quem vai seus bens é herança a ser repartida entre os parentes vivos. Mas quando você, ainda em vida e sem necessariamente estar morrendo, escolhe alguém para deixar o que você construiu, isso é legado. Ou seja, aqueles traços de caráter (geralmente os defeitos) que odiamos em nós e percebemos na vida de nossos pais e avós está mais para herança que legado. Mas quando conscientemente ensinamos maus hábitos a nossos filhos, estamos destruindo uma geração. O mesmo vale para coisas boas. Por isso Jesus deixou especificado acima de tudo o que Ele ensinou: “dessa maneira todos irão reconhecer que vocês são meus discípulos, quando eles virem o amor que vocês têm uns pelos outros” (João 13:31). O que torna sua vida inesquecível e seu caráter perpetuado na vida de outra pessoa é conscientemente planejar o que você vai ensinar o outro a viver. O resultado de tal tempo investido será medido na Eternidade, diante daqueles que dirão: “obrigado, você me inspirou a estar aqui”. Senhor, que eu #inspire!
* Texto Extraído de "CLEAN: UMA JORNADA EM BUSCA DO AMOR,TEMPO E ETERNIDADE", disponível em Amazon.com
Denison Cavalcante
Somente alguém tentando ver a vida com as lentes do Mestre. Amo a vida, os livros e minha família.