Frete Calculado
“Tão certo como meus novos céus e minha nova terra permanecerão, vocês sempre serão meu povo, com um nome que jamais desaparecerá”, diz o Senhor.” Isaías 66:22
Há alguns anos enviei um email para uma grande amiga que trabalhava com transporte, pensando em contratar os serviços daquela transportadora. À época, eu morava no centro de Guarulhos, em São Paulo, e pretendia transportar um bem precioso, de onde morava, para uma região que fica atrás do Aeroporto Internacional de Guarulhos, reduto de uma galera animada que se identifica como Juventude Soberana.
Enquanto pensava na ideia, lembrei-me dos tempo em que também trabalhei numa transportadora, e mais ou menos imaginei quanto me custaria o serviço. Creio que você saiba que os fretes são calculados em função do peso, ou do espaço que ocupam na carroceria do veículo transportador. Uma carga muito leve, porém volumosa, toma todo o espaço no baú do caminhão, por exemplo, impedindo a transportadora de levar qualquer outro produto de um outro cliente.
Por outro lado, um objeto extremamente pesado pode aproximar-se do limite máximo de peso permitido ao veículo que o transportará, e mais uma vez, a transportadora terá de cobrar pelo transporte de um único, e talvez pequeno objeto, o preço de uma carga completa. Sugeri, então, a essa amiga que calculasse o frete por peso, porque se fosse cobrado por metro cúbico eu não teria como pagar o transporte.
Modéstia a parte, sempre considerei o item a ser transportado como sendo relativamente grande e precioso. Funciona como um grande cofre e tem sido usado todos os dias para guardar grandes e boas recordações. Nele tenho depositado minhas maiores e melhores coleções. São desde imagens de sorrisos, abraços às mais variadas expressões de carinho e afeto. Como se fosse uma grande videoteca, tenho nele muitos “filmes” que me fazem recordar a importância de ter gente querida sempre por perto.
Na verdade, queria transportar o meu coração. Queria que ele permanecesse mais perto dos amigos que o Criador acabara de me apresentar. Minha expectativa era que servisse de abrigo quando eles estivessem com medo, com frio ou assustados. Esperava que funcionasse como um palanque quando considerassem importante o que tinham a dizer – porque pra mim sempre será muito importante ouvir os meus amigos. Imaginava que pudesse servir de refúgio – porque os amigos geralmente procuram um lugar para simplesmente se esconderem. Gostaria muito que fosse o lugar onde pudessem escutar o sussurro de Cristo dizendo: Filho, filha, eu amo vocês!
Então, pedi que ela calculasse o frete. Disse que contava com mão-de-obra especializada para retirada e entrega do bem em questão! Expliquei que era importante que o produto chegasse sem avarias ao destino, porque meus amigos merecem o que tenho de melhor, e sem arranhões!
Pois bem, foi assim que ela me respondeu:
“Pode deixar! Vou enviar um Caminhão Munkc e uma Carreta Prancha com capacidade para 25 Toneladas, e até 14 metros de comprimento, acredito que será o suficiente! Para sua carga será realizado um seguro no valor de R$ 1.500.000,00, e o transporte contará com três veÍculos de escolta armada da origem até o destino final. O frete será CORTESIA, os próximos negociamos o valor, ok ?! Obrigada por escolher Nossa Empresa para Transportar uma Mercadoria tão valiosa!”
Durante o tempo que passei por lá, em Cidade Soberana, o Eterno foi muito generoso comigo, e com a minha família. Levamos para lá nosso coração e saímos com a sensação de ter deixado uma grande dívida. Não fomos, como ainda não somos, capazes de retribuir à altura do que nossos amigos sempre nos oferecem. Por mais que nos esforcemos, sempre deixamos um saldo devedor, porque a grande verdade é que Deus tem feito de nossos grandes amigos, uma extensão de Seus braços para nos acolher e abraçar, proteger e cuidar. Tem usado cada um deles para nos comunicar Seu amor por nós – por mim, por meus filhos, pela minha esposa. Sempre que planejamos algo de bom para oferecer, somos surpreendidos com algo melhor ainda, muito mais especial. Foi assim também durante nossa passagem por Brasília. Tem sido assim aqui em São Paulo, outra vez.
Por essas e outras razões, quero mantê-los bem guardados no meu coração, com suas características mais marcantes, com as especificidades de suas expressões, com o aconchego de seus abraços. Pretendo levá-los comigo, não importa quanto me custe transportar esse coração de um lado para o outro. Quero que saibam, sempre, que oro pela felicidade e o sucesso deles, como forma de gratidão pelo muito que fizeram por mim. Espero que nunca se esqueçam que aguardo “um novo céu e uma nova terra” (Ap 21:1), um lugar onde poderei estar reunido com todos esses amigos que recebi como presentes do céu, e “tão certo como esses novos céus e essa nova terra permanecerão, nós sempre seremos o povo de Deus, com um nome que jamais desaparecerá” (Is 66:22), porque assim prometeu o Senhor.
O que posso dizer senão: Obrigado, Senhor! Obrigado por receber muito mais do que mereço. Por me cercar de gente tão especial e por me oferecer a oportunidade de ser tão feliz. Obrigado por me ajudar a perder as chaves do meu coração, o que fará com que permaneça sempre aberto, de portas escancaradas, não só para os amigos que já me foram apresentados, mas para cada um dos outros com os quais espero que me presenteie. Obrigado por me comunicar o teu amor através de cada um deles, e por favor, Deus, dá-me condições de retribuir o mais perto possível daquilo que deles tenho recebido, de ser ao menos uma parte do que representam para mim e para minha família. Por favor! Amém.
Marcílio Egídio
Esposo, pai e pastor – nessa ordem. Eterno aprendiz da arte de servir. Um colecionador de bons amigos.