Seja o Universo ou a Teoria da Relatividade, o conceito de espaço é fundamental. Para um simples observador, como eu ou talvez você, pode significar pouca coisa. Mas de vez em quando a gente almeja um espaço.Ter o nosso próprio, marcado com preferências e gostos pessoais. Um canto no quarto só pra si. Ou toda uma sala para fazer o que bem quiser. O espaço pode ser um grande benefício.

Dentro do conceito de tempo, espaço está relacionado com uma espécie de demarcação, que registra um evento observável. Pode ser descrito do ponto de vista de quem observa ou de quem participa dele. O fato é que, de alguma forma, o espaço deixa um vazio entre um ponto e outro; uma vida e outra; e um evento e outro. O que faço para preencher esse vazio é o segredo do valor de um espaço ou sua utilidade.

Posso pedir para alguém deixar um espaço para eu sentar. Ou quem sabe agradecer pelo espaço concedido para agradecer em um evento social. Quem sabe seja um espaço no relacionamento, uma separação momentânea com um fim específico. Um tempo para si mesmo. Que deveria ser diário, na primeira hora do dia, para um encontro com Quem é especialista em preencher vazios. Esse lance de pedir um tempo no namoro ou um pouco mais de espaço no relacionamento está ligado a duas coisas: ou a pessoa se sente sufocada pelos cuidados do outro (o que demonstra insegurança da parte de quem sufoca; e um vazio já preenchido por outra pessoa ou coisa da parte de quem se já sente preenchido); ou aquele pequeno espaço de tempo para colocar a cabeça, os sentimentos e planos no devido lugar.

A verdade é que ninguém é capaz de viver bem o tempo se, de vez em quando, não aproveitar bons momentos reservados para estar a sós com Deus. Seu lugar de paz. Seu espaço no tempo. Em meio à natureza, contemplando a eternidade das montanhas que reflete a segurança de Deus à seu dispor. Nas palavras do salmista: “levanto os olhos para os montes: será que é de lá que vem a minha força? Não, minha força vem do Eterno” (Salmo 121:1 e 2). Talvez ninguém saiba das batalhas que você já travou a sós, em seu tempo com Deus. Os perigos que enfrentou sozinho e contemplando os montes descobriu que Deus estava lá pra te salvar.

Não é preciso “dar um tempo” ou pedir um espaço nos relacionamentos, se eu reservo tempos periódicos no espaço de minha existência para estar a sós com Deus. Por isso clamo a Ti, Senhor.

* Texto Extraído de "CLEAN: UMA JORNADA EM BUSCA DO AMOR,TEMPO E ETERNIDADE", disponível em Amazon.com

QUEM ESCREVE:

Denison Cavalcante

Somente alguém tentando ver a vida com as lentes do Mestre. Amo a vida, os livros e minha família.