Sei que o infinito ainda seria pouco para descrever e aprender sobre o tempo. Mas nas poucas linhas que restam, desejo a essência do tempo. Entende-lo é uma espécie de selo de garantia de um bom uso. Quantas vezes levantamos as mãos à cabeça almejando ter mais tempo. Sonhando com o infinito. E nos perguntamos: mas para que? As razões pelas quais fazemos as coisas sempre moldam nosso fazer as coisas. Por isso, se almejamos uma mudança de ações, é necessário primeiro mudar os motivos que nos movem. Nesse sentido é que precisamos de uma mente CLEAN sobre o que é tempo. É necessário limpar os vícios de pensamentos que nos impulsionam a agir, nem sempre, por razões escusas que nos fazem perder tempo.

Muitas vezes a sociedade nos passa a impressão de sonolência. Ironicamente quando estão noites e noites acordados diante de copos de cerveja. Quando viram a noite em farras de prazeres momentâneos que provocam um vazio sem fim. E quantas vezes o que chamam de “aproveitar o tempo” é justamente o “destruir da vida”.

Quando será que vamos entender o valor do tempo? Que viver aproveitando as horas não tem tanto a ver com quanto prazer eu consegui por segundo vivido, mas quanto do propósito da vida atingi? Eis uma questão importante: se não tenho propósito definido, que diferença faz a maneira como uso meu tempo? É nesse sentido que Paulo, em Efésios 5 está fazendo um chamado para acordarmos. São dicas práticas de um estilo de vida que faz a diferença. “Aproveitem ao máximo cada oportunidade.Vivemos tempos difíceis” (Ef. 5:16).

Precisamos fugir de duas pragas sociais: a tirania do controle do tempo e a irresponsabilidade do desperdício de tempo. Interessante que Paulo inicia o argumento do capítulo comparando filhos que imitam seus pais. Será que uma geração tem incentivado outra a desfrutar o tempo? E quando chegar a eternidade, nossos filhos sem eletrônicos, conseguirão viver felizes? Ou almejarão retornar no tempo e viver esse mundo horrível?

Não quero parecer utópico, mas precisamos jogar fora nosso relógios e substituirmos por bússolas, lentes e agendas. Precisamos de direção para as atitudes, clareza de visão quanto ao futuro e registros memoráveis da vida. Senhor, que eu viva cada momento fazendo o dia valer a pena. Me ensine o que é viver por amor, e a me entregar sem esperar nada em troca. A fazer alguém feliz como És capaz de me fazer feliz.

* Texto Extraído de "CLEAN: UMA JORNADA EM BUSCA DO AMOR,TEMPO E ETERNIDADE", disponível em Amazon.com

QUEM ESCREVE:

Denison Cavalcante

Somente alguém tentando ver a vida com as lentes do Mestre. Amo a vida, os livros e minha família.