Creio que todos podemos citar pelo menos uma pessoa que tenha nos influenciado ao longo de nossa jornada na vida. Algumas pessoas passam por nós e nem sabem o quanto nos ajudaram ou nos motivaram. Que tal um desafio? Faça uma pequena lista com nomes de pessoas que produzem influência em sua vida. Escolha uma ou duas qualidades dessas pessoas e descubra o segredo da influência. O que torna uma influência duradoura é o amor.
Existem estudos profundos sobre o poder de influenciar uma sociedade. O comportamento social é moldado por um grupo ou pessoa com autoridade sobre outros. Já percebeu como é fácil ver um grupinho se vestindo ou falando de maneira semelhante? Alguém está influenciando. Os resultados nos dizem se tal influência é para o bem ou para o mal. Por isso viver é uma grande responsabilidade.
Sem mesmo que queiramos podemos estar motivando alguém a pensar, falar ou agir. Lúcifer, ao colocar descontentamento no coração dos anjos, conseguiu influenciar 1/3 deles a segui-lo. O resultado foi um Grande Conflito que dura até hoje e nos atingiu em cheio. E esse é o mesmo método de desordeiros sociais atuais.
Por outro lado, se você olhar para Barnabé (um personagem quase que desconhecido) irá descobrir que, incentivar ou defender alguém pode mudar o mundo. Quando ninguém acreditava num recém converso ao cristianismo, ele “deu-lhe o maior apoio e o apresentou aos apóstolos. Ele defendeu Saulo” (Atos 9:26 e 27). Se Barnabé não tivesse tido a coragem de usar sua influência o mundo não teria conhecido o Evangelho por Paulo e, pelo menos eu, talvez não teria alguém para me inspirar a ser semelhante a Jesus. O próprio Paulo,
mais tarde, nos ensina o poder da influência ao nos comparar com a mais moderna e eficaz ferramenta de comunicação da época: “A vida de vocês é uma carta que qualquer um pode ler simplesmente olhando para vocês” (2 Cor. 3:2). A ironia está no fato de que hoje, os mais modernos meios de comunicação estão moldando o comportamento da sociedade e dos próprios cristãos. E essa influência, infelizmente não tem sido para o bem. Parafraseando o Talmud, “quem influencia uma vida, influencia a humanidade”. Se percebêssemos a importância disso cuidaríamos mais com nossos atos e palavras. Como dizem: as crianças estão sempre vendo e ouvindo a gente.
Senhor, que a geração ao meu redor sinta a influência da nossa comunhão. Do tempo que passamos juntos. Vejam em mim o Seu amor refletido nas palavras e ações.
* Texto Extraído de "CLEAN: UMA JORNADA EM BUSCA DO AMOR,TEMPO E ETERNIDADE", disponível em Amazon.com
Denison Cavalcante
Somente alguém tentando ver a vida com as lentes do Mestre. Amo a vida, os livros e minha família.