Se tem um assunto que desfiou minha mente, foi este: consequências à luz do amor, tempo e a eternidade. As leis da causalidade, atreladas uma à outra, são tão complexas nos mais diversos ramos de estudo, que aqui será insuficiente para uma aventura em suas descrições. Confesso que achava ser algo mais simples, consequências das escolhas e ponto. Não é bem assim. Por outro lado, me apaixonei por uma ideia que tentarei descrever em poucas linhas. Não uma definição, mas uma ponta de linha à desvendar um mistério.

Se você pesquisar sobre lei de causa e efeito irá encontrar um monte de artigos espíritas.Acho que pela crença de que tudo o que fazemos aqui retorna nessa ou em outra vida. Não creio exatamente assim e, me perdoe se estiver ofendendo alguém, mas o determinismo possui limites e tal assunto revela algo mais que isso. Um fato precisamos concordar: uma escolha que faço produz consequências.

Tudo o que pensamos, dizemos ou fazemos gera um resultado, uma consequência, que pode ser momentânea ou eterna. Pode ser geograficamente específica ou tão abrangente quanto a Terra. Imagine as consequências de você queimar o seu dedo no fogão: dependendo do estrago, vai sarar em alguns dias e só você sofreu (além de sua mãe ou pessoas ligadas à você). Agora pense no resultado de Thomas Edison conseguir controlar a existência de luz em um tubo de vidro. O mundo mudou, leis trabalhistas foram exigidas por causa de patrões que exploravam seus funcionários. Hábitos de vida noturna causaram sérios problemas de saúde. Hospitais puderam salvar vidas. Enfim, consequências positivas e negativas.

Como disse é muito vasto o campo de estudo e pensamento neste assunto. Seja na matemática ou filosofia é algo complexo. As variáveis não permitem uma resposta simplista. Pense nas consequências de uma palavra impensada. É algo pequeno, mas pode destruir uma nação. Pode gerar uma guerra e matar milhares de pessoas. Como Tiago disse: “Com nossas palavras, podemos arruinar o mundo, criar confusões sem fim, jogar lama na reputação dos outros e encher o mundo inteiro de fumaça…Não é de assustar?” (3:6).

Existem provas inequívocas de que pequenas coisas podem provocar enormes mudanças. Mas também descobri que o amor muda qualquer lógica. Pergunte para quem teve sua vida arruinada por uma fofoca mas perdoou seu ofensor. Questione o resultado do pecado diante da Cruz. Quando o amor invade a equação a lógica vai embora e altera o tempo das consequências. Senhor, que eu entenda o poder do perdão demonstrado na Cruz. E assim como me perdoas que eu seja perdoador. Amor muda tudo!

* Texto Extraído de "CLEAN: UMA JORNADA EM BUSCA DO AMOR,TEMPO E ETERNIDADE", disponível em Amazon.com

QUEM ESCREVE:

Denison Cavalcante

Somente alguém tentando ver a vida com as lentes do Mestre. Amo a vida, os livros e minha família.