É Impossível Adquirir Tempo?

Se você der uma rápida olhada na internet irá encontrar inúmeros “vendedores de tempo” (não me refiro ao livro, que é bem pertinente para o tema de hoje). São especialistas que vendem programas de estilo de vida. Que prometem torna-lo mais produtivo e eficaz em sua gestão do tempo. Alguns comentários surgem desde elogios aos vendedores ou seus programas até críticas do tipo:“são enganadores que prometem uma vida de utopia”. Seja como for, vivemos numa sociedade que almeja ter mais tempo. E muita gente percebeu que dá dinheiro vender tempo.

A ironia está no fato de que o tempo não tenha um dono. Muito menos uma forma específica. Não é visível ou palpável. Nem sei se posso chama-lo de “bem de consumo” uma vez que ele não passa de “ilusão”, nas palavras de Eistein. O cinema já tentou retratar um mundo tendo o tempo como moeda de compra e venda. E no final, só o que se revela é a corrupção do caráter humano, diante da possibilidade de ter mais assim como o dinheiro. Aí faz sentido a expressão repetida em Eclesiastes: “tudo é vaidade e correr atrás do vento”. Então, qual é a questão?

Creio que seja nossa percepção do que é tempo. De certa forma posso adquirir mais tempo, quando me organizo em torno do que é mais importante. As ações, numa espécie de linha cronológica dos eventos de minha vida, revelam o que é tempo para mim. Os programas dos vendedores de tempo funcionam para uns e outros não justamente por isso. Ao tentar viver uma vida desconectada de um plano maior, é só “vaidade e correr atrás do vento”. Aí programa nenhum de gestão do tempo funcionará. A questão está no sentido da vida. Na razão pela qual você deseja mais tempo. Se é para jogar tempo fora ou para fins egoístas, tudo se torna tão vazio que sua linha cronológica perde o sentido de existir. Pense no rastro deixado por sua vida. Poder-se-ia dizer o que dizemos de Deus? “Tudo o que o Eterno faz é certo. A marca registrada de todas as tuas obras é o amor” (Salmo 145:17). Eis uma boa razão para se ter mais tempo. Deixar uma cronologia de ações transformadoras.Topa o desafio?

Senhor, que minha vida não seja uma sequencia de eventos sem sentido ou propósito. Que meu trilhar deixe um rastro de amor que revele Seu caráter. Que eu tenha mais tempo por fazer falta na vida de alguém.

* Texto Extraído de "CLEAN: UMA JORNADA EM BUSCA DO AMOR,TEMPO E ETERNIDADE", disponível em Amazon.com

QUEM ESCREVE:

Denison Cavalcante

Somente alguém tentando ver a vida com as lentes do Mestre. Amo a vida, os livros e minha família.