“A arte lava da alma a poeira da vida cotidiana”, pelo menos era o que pensava Pablo Picasso. E ele tem razão. Deus nos dotou com o dom de transformar momentos arenosos em playground da vida, por meio das habilidades artísticas. Alguns possuem o dom da alegria, de transformar circunstâncias ruins em motivos para sorrir. Outros conseguem animar quem já escolheu desistir apenas com umas poucas notas musicais em refrões rotineiros.

Sem dúvida a arte enriquece nossa jornada. Já imaginou a vida sem histórias e seus amores? Sem músicas ou poesias? Sem pinturas ou interpretações? Como Deus é sábio em permitir que nossos olhos descansem um pouco nesta vida turbulenta, com sorrisos e lágrimas regadas pelas emoções. Só precisamos cuidar com uma coisa: que amor tem sido ensinado pela arte popular?

Confesso que amo (do inglês LIKE) interpretações e encenações. É a história contada de modo vivo. E quando bem contada, me aproxima do ideal. Mas fico angustiado quando a história distorce o amor. Resume o amor a um ato carnal. Banaliza o amor fazendo e desfazendo um casamento. Mutila o amor com anseios vazios.

Eu amo (do inglês LOVE) uma história real, que me inspira e transforma o jeito de amar. Que exalta o que vale mais: dar a vida pelos princípios da honestidade (contrário à traição), da decência (contrário à sensualidade banal) e do sacrifício (contrário ao prazer egoísta). Que me lembre de fazer primeiro o mais importante.

A cultura está sobrecarregada de um amor passageiro, que menospreza o eterno e se preocupa com o agora e não com as lembranças que terei amanhã. Paulo precisou ensinar os cristãos de Corinto a verdadeira natureza do amor, pois o padrão cultural da época era tão vazio quanto agora. Então ele disse: “O amor nunca desiste” (1 Cor. 13:7).

Para uma cultura que tem ensinado o descartável, a Bíblia apresenta a persistência. Quem desiste do amor desiste da vida.

Senhor, que hoje ao olhar para Seu amor, que não desiste de mim, que eu persista em amar a vida que tenho (família, amigos ou profissão). Que eu persista em viver diferente do comum.

* Texto Extraído de "CLEAN: UMA JORNADA EM BUSCA DO AMOR,TEMPO E ETERNIDADE", disponível em Amazon.com

QUEM ESCREVE:

Denison Cavalcante

Somente alguém tentando ver a vida com as lentes do Mestre. Amo a vida, os livros e minha família.