As circunstâncias em que o Salmo 51 foi escrito já foram bem apresentadas e explicadas. Davi, ao receber a visita do profeta Natã, reconhece seu erro diante de Deus e da família de Urias, seu amigo. Em algum momento, Davi passou a pensar que fosse melhor que qualquer outro homem em Israel, se achando no direito de ter tudo o que quisesse.
Após pedir por um coração puro e um espírito inabalável, Davi suplica pela permanecia do Espírito de Senhor em sua vida e a restituição da alegria da salvação. A disposição de Davi em reconhecer seu erroe pedir perdão de Deus, o tornou conhecido como o “homem segundo o coração de Deus”.
Ao final deste Salmo, Davi conclui: “Fingimentos te desagradam, uma atuação impecável nada é para ti. Quando meu orgulho é despedaçado é que te adoro de verdade. O coração quebrantado, disposto a amar, não escapa, nem por um minuto, da presença de Deus”. (A Mensagem)
Finalmente, o rei conclui que de nada adianta querer ser o melhor, achar-se o mais importante ou querer oferecer as melhores ofertas e sacrifícios. Não adianta ter meu semelhante como referência de uma vida ou sucesso a serem superados, intenção de estar em destaque diante de Deus.
A expectativa do céu é encontrar em nós um espírito quebrantado, um coraçãocompungido e contrito – e esse não será desprezado. Deus fará tudo novo, outra vez!
QUEM ESCREVE:
Marcilio Egidio
Esposo, pai e pastor – nessa ordem. Eterno aprendiz da arte de servir. Um colecionador de bons amigos.